
Hoje recebi um e-mail e resolvi publicar!Não tenho palavras, então leia com atenção!
----------------------AONDE O ENSINO FOI PARAR?------------------------------------
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação,
datilografia... havia aulas de Educação Física, Artes, Moral e Cívica,
Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional,
hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas..
Hoje as crianças e os adolescentes primeiramente tem que saber o que
é cidadania, sexo seguro com apetrechos eróticos, igualdade racial,
igualdade de gêneros, dívida social, dívida histórica, inclusão digital,
semântica socialmente correta, etc.
Leiam relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada comprei um produto que custou R$15,80. Dei à balconista
R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda
mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a
máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela teria que me dar 5,00 reais de troco, mas ela
não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas
nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente
continuava sem entender. Por que estou contando isso?
datilografia... havia aulas de Educação Física, Artes, Moral e Cívica,
Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional,
hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas..
Hoje as crianças e os adolescentes primeiramente tem que saber o que
é cidadania, sexo seguro com apetrechos eróticos, igualdade racial,
igualdade de gêneros, dívida social, dívida histórica, inclusão digital,
semântica socialmente correta, etc.
Leiam relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada comprei um produto que custou R$15,80. Dei à balconista
R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda
mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a
máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela teria que me dar 5,00 reais de troco, mas ela
não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas
nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente
continuava sem entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde
1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção
é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.O custo de produção é
igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção
é R$80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção
é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é
R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
7 Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é
R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, quilombola, indígena ou de qualquer outra
minoria social não precisa responder)
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção
é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.O custo de produção é
igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção
é R$80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção
é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é
R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
7 Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é
R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, quilombola, indígena ou de qualquer outra
minoria social não precisa responder)
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
OBS: Por que isso aconteceu?
Tudo se tornou + simples e mt mais fácil ... Éh! O fim esta próximo!
É de se pensar, o que "nossos filhos" estarão aprendendo em 2000 e lá vai ...?
ResponderExcluirMuito bom texto! Descobri teu espaço agora e ja gostei! =D.
Acesse o meu dps qdo quiser ...www.mari-amarall.blogspot.com
Beijos* DTA!
Mari (Itatiba)